Estação Ferroviária faz parte da história da cidade. Em um de seus ambientes há um Museu de equipamentos que fizeram parte do sistema ferroviário. Na Estação Ferroviária está sediada a ABPF, que opera os passeios de Maria Fumaça mensalmente.

Acervo de Vitor Hugo

Conheça também…


Dados

  • Regional responsável: Santa Catarina
  • Trem Turístico: Trem da Serra
  • Município: Rio Negrinho
  • Dados da estação
  • Inauguração: 01/04/1913
  • Linha: São Francisco
  • Posição Km: 497
  • Altitude: 792m
locomotiva antiga, parada na estação de Rio Negrinho
Museu ferroviário a céu aberto em Rio Negrinho. Acervo de BENETH TORQUATO

História

A Estação Ferroviaria de Rio Negrinho foi inaugurada em 1º de abril de 1913 pela então Cia. Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande quando foi aberta a linha entre Corupá e Três Barras.

A estação em 05/2004. Foto Paulo Szabadi

 A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu, Este último trecho jamais foi construído.

ACIMA: A estação em 1925 (Autor desconhecido).

A linha se entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que servia à linha já não existia desde 1985. Depois disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho.

A estação de Rio Negrinho, ao fundo, em outubro de 2001. Foto Rafael Kalinowski

O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado, tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL.

Acervo de Marcos Bastos Jr

A partir de 1993, com a fundação da ABPF – Regional Santa Catarina, a estação passou a ser sua sede e a partir de 1995, ganhou vida nova com o Trem da Serra. A estação foi totalmente restaurada pela ABPF.

A Estação é tombada pelo patrimônio estadual e faz parte da história de fundação de Rio Negrinho.

Acervo de Irimar Oficial

Prédio

No prédio da Estação Ferroviária está sediada a ABPF, que opera os passeios de Maria Fumaça mensalmente. A Estação é tombada pelo patrimônio estadual e faz parte da história de fundação do município de Rio Negrinho.

Vagões antigos, esperando para serem restaurados pela ABPF
Em processo de restauração pela ABPF – AAcervo de BENETH TORQUATO

A cidade iniciou seu desenvolvimento a partir da estação ferroviária. Ali ainda funciona o Museu da ABPF-SC, onde se encontra um acervo diversificado que conta parte da história das ferrovias.

A estação de Rio Negrinho em 12/2002. Foto Nivaldo Klein

Passeio (RIo Negrinho a São bento do Sul)

O passeio tem como ponto de origem a cidade de Rio Negrinho em direção a Rio Natal, no interior de São Bento do Sul. Um trecho de 40km, que com força e persistência, é vencido pelas máquinas quase centenárias.

ferrovia da Serra do Mar, em Santa Catarina
Passeio repleto de natureza! Acervo de Passeio repleto de natureza!

O passeio poderá durar até 7 horas, em caso de tempo fechado e com chuva. São cerca de 2 horas para descer até Rio Natal, onde há uma parada de 1 hora e meia para o almoço, seguido de 3 horas de subida.

O almoço é realizado na associação de moradores de Rio Natal, que oferecem aos turistas um buffet de comida típica alemã e polonesa. Tudo bem caseiro e muito saboroso!

BENETH TORQUATO

Datas e ingressos

Para conferir as datas dos passeio e adquirir ingressos, é só acessar o site oficial da ABPF.

Fontes