Os imigrantes alemães que partiam com destino ao desconhecido, chamado Brasil, não sabiam o perigo que estavam para enfrentar. Muitos deles, durante a viagem, passavam mal, ao ponto de não conseguir chegar à viagem final, morrendo de forma precoce e sem cuidados médicos ou remedios. Seus corpos na maior partes da vezes, eram jogados ao mar.

Schiffmedizinkiste = Farmácia Flutuante (tradução)
Conheça também…
- Linha de Tempo da Escravidão no Brasil
- Castigos dos escravos no Brasil
- A vida de um escravo
- Início dos escravos no Brasil
- Census de Joinville – Ano 1872
- Fotos Antigas de Joinville
- Fotos Antigas de Joinville (Fotógrafo Fritz Hoffmann)
- Brasões Alemães
- Famílias Alemães
- Cemitérios de Santa Catarina
- Joinville (História da Cidade)
- Ruas com nomes de Militares – Joinville
- Indíos em Joinville
- Casas Enxaimel em Joinville
- Igrejas mais Antigas de Santa Catarina
- Presença dos escravos em Joinville
Schiffmedizinkiste
A partir de um certo momento por solicitação de autoridades locais, teve que ser incorporada ao navio veleiro, para fins de transporte de pessoas/imigrantes.
Como maior parte dos navios veleiros, a sua capacidade não era superior a 100 passageiros, desta forma não havia exigência da presença de médico, de forma que a administração eventual de remédios aos passageiros doentes estava ao encargo da tripulação da embarcação.

Como essa não tinha qualificação adequada, normalmente o diagnóstico era falho, por conseguinte a escolha do remédio e a sua dosagem eram inadequados e inócuos, ou seja, pouco ajudavam no controle e reversão dos males dos passageiros. A “farmácia flutuante” começou, no final do século XIX e a Hamburger Kiste e Stettiner Kiste, possivelmente exigível nos portos de Hamburgo e Stettin.
Os remédios presentes nestas caixas, deviam estar aqueles recomendados para alívio dos enjoos marítimos e desarranjos intestinais.
A realidade vivida sobre os porões dos navios era uma hospedagem desumana e cercada a várias tipos de doenças, desta forma a “Schiffmedizinkiste“, fazia a diferença neste momento da viagem até ao Brasil.