Antônio com seus 95 anos com muita lucidez do passado ainda toca vários instrumentos musicais entre eles, o violino.

Conheça também…
- São Francisco do Sul – Linha Tempo – Cidade mais antiga de SC
- Joinville – Linha Tempo – Cidade da Indústria de SC
- Blumenau – Primeiros Moradores da Colônia Alemã (1857)
- São João Itaperiú – Primeiros Moradores
- Cemitérios (Enterros) em Santa Catarina
- São Pedro de Alcantara – Primeiros moradores da cidade (1830)
- Famílias Portuguesas
- Famílias Alemães
- Família Hinsching
Biografia
Antônio Francisco doa Silva, nasceu no dia 07/10/1923 na cidade de Morro Grande no estado do Rio Grande do Sul. Filho de Acácio Inácio da Silva e Maria Elisea Brito, e neto materno de Maria Joaquina Hinchinck e Antônio Brito e bisneto de Germano Hinchinck(Hermann Hinsching).
Seu pai era agricultor e já era uma amante pela música. Desde cedo já ajudava a família na agricultura para o sustendo da casa. Ao final do dia sempre faltava algo para seu entrendimento – que era a música. Costumava cantar e assoviar as músicas que seu pai gostava.

Seu instrumento preferido é o violino. Aos 7 anos de idade iniciou seus estudos escolares em um escola particular que existia na localidade. Aos 10 anos foi presenteado pelo seu pai com uma gaita da boca. Com esse novo instrumento animava seus familiares e vizinhos. Posteriormente comrou um violão ejá aprendeu tocar sozinho o instrumento.
Aos 15 anos foi presentado pelo seu pai com um violino, presente mais que desejado, fabricado em Nova Hamburgo. Conheceu um alemão chamado Alvicio Kreutzinger, que era mecânico de profissão também era professor de música. Com esse professor estudou com ele durante dois anos. Anos mais tarde estudou arcodeon, cavaquinho e o banjo de pele.

Antônio lembra e com muita saudade naqueles tempos que tocava em salões de bailes na localidade e não havia divertimento aos finais de semana, por esse motivo convidou um grupo de amigos músicos e fundou um conjunto musical. A maestria soube ao João Oliveira.
O grupo musical se tornou um grande sucesso em todos os finais de semana para animar os fandangos em casas de familias e amigos e principalmente conservar a boa música gaúcha. Os musicos sempre eram bem tratados com comes e bebes aos finais do fandangos e ao final aquele delicioso café.
Antônio relata que seu maior prazer desde a sua infância, sempre era trazer alegria para as pessoas idosas. Um fato curioso é que o estudo pela música sempre foi porque gostou dela e nunca visou lucros ou por profissão, mas pela cultura-musical da nossa terra.
Segundo suas palavras: num lar, sem a música, não há alegria e nem amor. Em 1975 transferiu-se a sua residencia para Nova Hamburgo onde mora hoje.

Ele tem tres filhos: Maria, João e Marlene e seis netos. Viúvo de Maria Idalina Vidal.

Entrevista
No dia 06/09/2019 realizei uma entrevista, com o querido primo Antonoi Francisco da Silva, com seus quase 96 anos que serão completados agora dia 07 de outubro desde ano.
Uma boa prosa fizeram parte dessa maravilhosa entrevista sobre a familia Hinchinck no Rio Grande do Sul e sua vida.