Um porto é uma área, abrigada das ondas e correntes, localizada à beira de um oceano, mar, lago ou rio, destinada ao atracamento de barcos e navios, com o pessoal e serviços necessários ao carregamento e descarregamento de carga e ao estoque temporário deles, como instalações para o movimento de pessoas e carga ao redor do setor portuário, e, em alguns casos, terminais especialmente designados para acomodação de passageiros.
Conheça também…
Um porto que está localizado à beira de um oceano ou de um mar é constantemente chamado de porto marítimo, como em Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Leixões, Sines e Porto de Suape. À beira de um rio ou estuário é chamado um porto fluvial, como Lisboa, Aveiro, Belém ou Manaus. Já um pequeno porto destinado principalmente à recreação é mais habitualmente chamado de marina.
Normalmente os cálculos de estruturas portuárias para atracação dos barcos em segurança, como quebra-mares, molhes, bacias de evolução e outras são efetuados por especialistas em engenharia hidráulica utilizando-se de modelos matemáticos e de modelos físicosem laboratórios de hidráulica marítima.

Indispensáveis para um porto são:
- Presença de profundos canais de água (profundidade ideal varia com o calado das embarcações);
- Proteção contra o vento e ondas;
- Acesso a estradas e ferrovias.
Portos de carga movimentados devem ter acesso a uma vasta rede ferroviária ligando o porto a outras regiões agrícolas e/ou industriais, permitindo assim o escoamento de diversos produtos a outras regiões do país e do mundo.
Os portos são alvo de várias políticas integradas de Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, de forma a assegurar a plena satisfação dos seus clientes.
Antigamente nos Portos
Antigamente nos portos do Brasil e do mundo, as mercadorias eram armazenadas em barris.



Modelos de Navios


História do Container
Com pouco mais de 20 anos, motorista e dono de uma empresa de caminhões, o americano chamado Malcom Mc lean, apos ficar observando o embarque de fardos de algodão no porto de Nova Iorque.

Teve a ideia de armazenar os fardos em grandes caixas de aço, para que essas, fossem embarcadas com mais agilidade no navio, e ainda proteger sua carga. O tempo passou e Mc Lean melhorou os métodos de trabalho e expandiu sua companhia, cujo nome era SeaLand, que posteriormente viria a se chamar Maersk-Sealand.
Portos no Brasil
Os Portos no Brasil, começaram a serem abertos a partir de 1808, a pedido de D. João VI, quando este junto com a família real portuguesa chegaram ao Brasil, para aumentar a comercialização do Brasil nos outros paises e continuar as negociações com a Inglaterra, principal incentivador da “fugida” do principe-regente ao Brasil.
Entre os principais Portos no Brasil, temos alguns em destaque:
Santa Catarina
- Porto de Itajaí (Itajaí)
- Porto de Itapoá (Itapoá)
- Porto de São Francisco do Sul (São Francisco do Sul)
Rio Grande do Sul
Espirito Santo
Rio de Janeiro
- Porto do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
- Porto de Angra dos Reis (Angra dos Reis)
- Porto de Itaguaí (Itaguaí)
Bahia
São Paulo
Pernambuco
Amazonas
- Porto de Manaus (Manaus) -porto fluvial
Maranhão
Alagoas
Futuro dos Navios

Navios sem tripulantes, movidos por energia eólica e solar.
